segunda-feira, 20 de julho de 2009

Todos os elementos culturais sofrem transformações e adaptações ao longo do periodo e que estão cotidos em determinadas culturas. A língua, como um destes elementos mutáveis se transforma tanto no âmbito da fala quanto no da escrita.
O "idioma brasileiro" vem se modificando desde que foi instaurado no território nacional, isto se deve à mistura de diferentes culturas e idiomas que aos poucos foram se incorporando ao brasileiro, portanto a lingua portuguesa é uma herança cultural que tem grande valor agregado.
Há quem defenda uma reforma gramatical da língua, porém num país com tantos problemas sócio-economicos, aprovar leis que defendam mudanças linguisticas é perca de tempo e dinheiro. O Brasil precisa de reformas no âmbito educacional e não no linguistico.
As reformas ortográficas exaltam o enobrecimento da linguagem escrita, contudo esse tipo de mudança não é eficaz pois os maiores agentes transformadores da lingua é a população inculta, prova disso é a propria origem do português culto que é proveniente no latim vulgar, originalmente falado pelo povo.
A partir dessa vertente não se vê necessário estabelecer um caminho de mudança na lingua e sim no método com que ela é ensinada, para que haja uma melhor formação e aumento na capacidade de se expressar da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário