segunda-feira, 20 de julho de 2009

Através da minha janela


Há algum tempo eu podia ouvir do meu quarto um barulho que me desconcentrava das leituras. Gritos e gargalhadas, muitas gargalhadas, eu ia até a janela e via crianças correndo, jogando bola, pulando amarelinha, sorrindo... Nossa! Bons tempos aqueles em que eu me distraia por horas observando aquelas cenas.
Mas a cidade cresceu e minha rua já não é a mesma de outrora. Hoje outro barulho me chama atenção, não são mais os gritos e risadas das crianças, mas o ensurdecedor barulho das buzinas e motores.
Quando olho através da janela, nõa encontro mais aquela alegria pueril e singela. Agora semblantes indiferentes passam e desaparecem na multidão. O desenvolvimento e a urbanização trouxeram o "progresso" , a "ordem" e tiraram das nossas crianças o direito de brincar livremente nas ruas, pois estas já não são mais espaços seguros para brincadeiras infantis.
Na verdade as únicas crianças que posso observar daqui, são aquelas ali na sinaleira, elas não estão brincando de bola ou boneca e sim de "ser gente grande".

escrito em: 04/07/07

Nenhum comentário:

Postar um comentário