segunda-feira, 20 de julho de 2009

Ironia: forma elegante de ser mau?

Era uma típica tarde fria conquistense, precisava encontrar um livro (numa livraria claro!), bom, bonito e barato, para enviar pelo sedex, não podia ser lançamento, senão corria o risco de o livro não chegar no seu devido destino...
No corre corre, as vésperas do dia dos namorados, já tinha até esquecido como era horrível pegar ônibus, as pessoas sempre vão penduradas, fora os esbarrões cutoveladas(como escreve isso) e afins que você recebe ao andar displicente pela calçada, fora também os atendentes que não sei pra que servem mesmo, já que nunca lhe atendem sempre achando que adolescente não compra.
Entrei na livraria cheia de boas esperanças em achar uma coisa legal, procurei, procurei, e não encontrava nada que me enchesse os olhos... até que ... nossa! achei um lançamento do autor preferido dele, e ainda tava barato... coloquei um sorriso no rosto e chamei a atendente, não precisei de muito tempo ela já estava vindo, mas para o meu espanto, tinha acabado de entrar na loja uma daquelas as quais eu me refiro como "mulherzinhas", e adivinha quem ficou com cara de pateta sem ser atendida? - É não precisa responder, a vendedora deve ter tido o mesmo pensamento preconceituoso de que adolescente não compra...a uma hora dessas eu tinha que manter a calma, afinal eu não podia desistir do presente assim, era amanhã... então esperei a mulherzinha sair e já sem o sorriso estampado pedi pra moça embrulhar o livro pra mim, para minha decepção, ela conseguiu ser ainda mais "ágil" que Tia Ambrozina (biblioteca do cefet), nessa hora minha paciencia já tinha se esvairido... "eu finjo ter paciencia", eu finjia, até que não deu mais, ela tava conversando com uma mulher e sempre adiava pegar meu livro... pedi mais uma vez, duas... três... enfim relutei: - Nossa! como o atendimento daqui é bom em moça... Muita praticidade pra uma empresa só.
e para meu espanto ela respondeu:
-É, a gente faz de tudo pra todos os clientes sairem satisfeitos, obrigada.
Nossa ela disse isso com tanta bondade e ingenuidade que eu até fiquei com pena, mas não podia me deixar levar, afinal ela tinha sido muito mal educada atendendo aquela mulherzinha primeiro, lembrei da raiva que isso me provocara e disse:
-Nossa! eu sempre achei que as pessoas que trabalhavam em livrarias, eram inteligentes, achei que elas fossem capazes de compreender pelo menos o que os clientes diziam.
e ela:
-Mas a gente acaba ficando bem inteligente depois que passa um tempo aqui, no meio de tanto livro que a gente nem tem coragem pra ler, mas a gente acaba ficando mais atualizado.
Ai meu Deus...nunca mais eu digo que sou burra depois dessa.
-Com certeza,agora por favor você poderia pegar aquele segundo livro da primeira parteleira? Eu vou levar.
-Ahhhhh, vai levar um livro? (não idiota entrei na livraria pra levar uma vaca)
Acho que alguma vez eu pedi a Deus paciencia e ele deve ter colocado essa provação no meu caminho.
-É sim... aquele ali (tornei repetir a parteleira e a posição do livro)
-Não quer olhar mais algum não?
-Não obrigada, mas vou te indicar um livro... posso?
-A claro, se for pequeno (risadinhas abafadas)
-Procura algum do tipo: por que burro não entende ironia?
-Nunca vi esse não
-Ah, então deve existir... de qualquer forma procure algum desse tipo. Paga no caxa né?
-É sim, obrigada (ainda deu pra escutar um volte sempre ao longe).

é eu pensei que já tinha visto de tudo, nunca pense que algo pode piorar, por que eu enviei o tal livro e percebi que tinha endereçado ao numero 6 da rua e não ao 3, como tinham me solicitado, e agora José?

escrito em: 16/06/07

Nenhum comentário:

Postar um comentário