segunda-feira, 20 de julho de 2009

Cotas desrespeitam principio de igualdade

Discutir sobre raças humanas é um critério vago, pois está comprovado cientificamente que este conceito é infundado, ainda mais quando se trata de um país com diversidade de origens. Difundir o conceito de raças é celebrar o preconceito e fazer analogia a superioridade de uma sobre a outra.
O sistema de cotas no Brasil, segundo os defensores da tese serviria para diminuir as desigualdades sociais entre negros e brancos. Todavia, esta seria uma solução equivocada para um problema mal definido, já que no país existe uma predominância de desigualdade entre classes sociais e não entre "raças".
As cotas se mostram apenas como uma forma de promover o ingresso na universidade, contudo, não garantem a permanência do individuo nela, já que este não recebeu uma educação básica de qualidade. Elas não alteram os fatores mais profundos que determinam as iniquidades sociais, além do que desrespeitam os princípios da igualdade defendidos pela constituição.
A introdução de cotas, raciais ou sociais, necessitam de um debate mais amplo com a sociedade, visto que se trata apenas de uma medida paliativa que não terá eficácia em combater as desigualdades. A maneira mais efetiva de vencer essas diferenças e permitir a todos que alcancem a esfera dos direitos, é pela generalização da educação básica de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário